De 11/11/2014 até 14/11/2014
Inscrições: 
25/09/2013
Submissões: 
25/09/2013
Instituições Vinculadas: 
Onde: 
Fortaleza Ceará
Brasil
Área do conhecimento: 

Diante dos desafios que os profissionais da educação vivenciam no contexto atual, o XVII ENDIPE se coloca como espaço de diálogo, que se propõe a direcionar o olhar para o trabalho docente na relação com o cotidiano das suas práticas, junto aos alunos e o coletivo institucional, as políticas de educação e a sociedade em que estão inseridos. Compreender as teias e nexos que se fazem entre os diferentes interesses desse percurso, talvez seja o maior desafio a ser enfrentado na reflexão que se impõe na caminhada dos educadores.
Em torno do tema A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade trazemos perguntas, interpretações, avaliações e novas preocupações com o os processos do ensinar e do aprender, na esperança de que nossos estudos e práticas pedagógicas nos instigue a continuar juntos, nessa caminhada de trabalhadores da profissão magistério.
Mais do que a soma de trabalhos de pesquisadores da educação, cada um com a sua verdade, temos um coletivo de educadores com seus conhecimentos, saberes, estudos, ideias e experiências para serem debatidas. Isso tem contribuído para a emergência de um primeiro movimento ocorrido nessa comunidade de aprendizagem, cujo entrelaçamento ocorre na troca de experiências e se afirma no encontro com aqueles que se agregam em posturas e valores que se identificam e procuram superar os desafios do seu campo de atuação profissional.
Nasce um segundo movimento nas atividades de pesquisa, análise, avaliação, assim como na busca de compreensão dos processos pedagógicos dos investigadores em relação aos que vivem as mesmas experiências, ou propostas de mudança constituída numa dimensão formativa tendo a prática refletida como ponto de partida e de chegada.
A proposta é debater a didática e as práticas docentes, na perspectiva de uma relação comprometida com a produção do conhecimento, com o intuito de intervir na melhoria da educação, da escola, do campo da formação e do trabalho docente, entre outros. Trata-se de um debate complexo envolvendo a vida da comunidade escolar, as relações de trabalho e as conexões que se fazem nas contradições e possibilidades dessas interações. Esta reflexão guarda estreito vínculo com o pensamento e a realidade, nas situações em que os professores e alunos de diferentes níveis se encontram.
Na contramão do individualismo competitivo e da meritocracia, esperamos que o XVII ENDIPE possa ser um encontro colaborativo de reflexão como elemento de emancipação, situado e datado, no âmbito de uma intencionalidade definida, que é a Didática, como campo de investigação dos fenômenos do ensinar e do aprender. É preciso melhor competência teórica para compreender a docência em seu contexto, seus determinantes, possibilidades e desafios. Que sejamos aprendizes desta história!
E aqui afirmamos nossa alegria em receber os participantes do XVII ENDIPE no Ceará, citando o nosso poeta popular Patativa do Assaré: Visitante, meu amigo, pode entrar, a casa é sua.

EIXOS TEMÁTICOS:

1. A Didática e a Prática de Ensino na relação com a Escola
Subeixos
1. 1 Práticas pedagógicas e saberes docentes
1. 2 Currículo, subjetividade e cotidiano escolar
1. 3 Tecnologias, educação a distância e inovações pedagógicas

2. A Didática e a Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores
Subeixos
2. 1 Escola como espaço de formação docente
2. 2 Tendências investigativas no campo da Didática e da Prática de Ensino
2. 3 Desenvolvimento profissional e práticas formativas

3. A Didática e a Prática de Ensino na relação com a Sociedade
Subeixos
3. 1 Experiências educacionais, qualidade do ensino e da aprendizagem
3. 2 Temas emergentes na relação da Didática e da Prática de Ensino com a Sociedade
3. 3 Impactos das políticas públicas na gestão e no trabalho docente

Contato e maiores informações: endipe2014@gmail.com

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