Receba gratuitamente no seu email novidades sobre eventos científicos, chamadas de trabalho e outras informações da sua área!   Inscreva-se

Filtro

Sobre o evento

Inscrições

Até 11 jun 2018

Tipo de evento

Encontro
Instituições Vinculadas: 

O Encontro de Pesquisadores da América Latina (EPAL) é uma atividade organizada por discentes e egressos do PROLAM/USP, desde 2013, cujo objetivo é constituir um espaço de aprendizado, de experiências, de discussão e de reflexão entre aqueles que estudam ou se interessam pela América Latina. Para tal, procuramos oferecer um espaço plural, constituído por pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento.

No próximo encontro, no dia 11 de junho, contaremos com a participação de quatro pesquisadores, de dentro e de fora da USP, que discutirão questões candentes específicas de alguns países latino-americanos, como a dos povos indígenas e o constitucionalismo na Bolívia e Equador e as mulheres bolivianas em São Paulo; e mais gerais, que abarcam a região, como o medo e a censura nos períodos de transição na América Latina e da integração regional. Maiores detalhes sobre as apresentações e o evento estão disponíveis na programação em anexo. Programação:

Os povos indígenas e o constitucionalismo latino-americano: entre o multiculturalismo

neoliberal da década de 1990 e a interculturalidade decolonial do século XXI

Bruna Muriel Huertas Fuscaldo (UFABC)

Mulheres bolivianas e trabalho doméstico em São Paulo
Eloah Maria Martins Vieira (UFPE)

AMNÉSIA COLETIVA:Silêncio, medo e censura nos períodos de transição política e suas continuidades
Adriana Gianvecchio (USP)

A integração regional sob a luz da esquerda: uma realidade política latino-americana
Bruno Massola Moda (PROLAM/USP)

LANÇAMENTO DE LIVRO
“Integração dos países constituintes do MERCOSUL por meio da Educação Superior Universitária. Análise em perspectiva histórico cultural”
Rita de Cássia Marques Lima de Castro (CORS e NESPI/USP; UMC)