Receba gratuitamente no seu email novidades sobre eventos científicos, chamadas de trabalho e outras informações da sua área!   Inscreva-se

Filtro

Sobre o evento

Submissões

Até 15 abr 2018

Inscrições

Até 10 mai 2018

Tipo de evento

Congresso
Instituições Vinculadas: 
Área do conhecimento: 

XV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IV FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Boas Vindas
A Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS têm a satisfação de convidar todos os docentes, discentes e comunidade de Pouso Alegre e região, para participarem do XV Congresso de Iniciação Científica e IV Feira de Ciências e Tecnologia da UNIVÁS, que realizar-se à no período de 15 a 18 de maio de 2018.
O evento trará o conhecimento desenvolvido pela comunidade científica da UNIVÁS e também de outras Instituições do estado de Minas Gerais e de outros estados do país.
O evento proposto tem uma tradição ha mais de 14 anos e a cada ano são percebidos avanços e melhorias na qualidade das pesquisas e nas discussões que elas podem gerar, sendo este fundamental por ter como parte de seus objetivos a socialização do conhecimento desenvolvido pela comunidade cientifica da UNIVÁS e também de outras Instituições do estado de Minas Gerais.
O XV Congresso de Iniciação Científica e IV Feira de Ciências e Tecnologia da UNIVÁS, é uma realização da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPPES, em parceria com a Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PROEX, Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, direções acadêmicas e seus colaboradores e Coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação; com apoio financeiro da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí - FUVS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Apresentação
O Congresso de Iniciação Científica é um evento que ocorre todo ano, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVAS. É o momento científico em que os alunos mostram os resultados obtidos em suas pesquisas (PROBIC/FAPEMIG, PIBIC/UNIVÁS, BIC JR. e PIBID/UNIVÁS) em forma de comunicações orais, participam de minicursos, palestras e tem a oportunidade de publicarem seus trabalhos. As apresentações acontecem em duas modalidades, em pôster e oral. A modalidade pôster é direcionada para alunos que fizeram sua iniciação científica voluntária e também para os alunos de outras instituições que fizerem essa opção de apresentação no momento de sua inscrição, a modalidade pôster é obrigatória para os pesquisadores e bolsistas Bic Jr. Fapemig. A modalidade oral é obrigatória para os acadêmicos da UNIVÁS que foram contemplados com bolsas de IC em um dos nossos programas, PROBIC/FAPEMIG ou PIBIC/UNIVAS e também para aqueles alunos de outras instituições que optarem por essa modalidade no momento da inscrição. Tanto a modalidade pôster como a modalidade oral é avaliada por três pesquisadores.
Em conjunto ao XV Congresso de Iniciação Científica estaremos também dando continuidade à Feira de Ciências e Tecnologia, que estará em sua quarta edição, que vem de encontro à demanda da Universidade em aplicar seus conhecimentos gerados por meio de suas pesquisas em produtos e inovações tecnológicas. A feira também presta um serviço social para a comunidade nas áreas de educação, saúde, tecnologia entre outras modalidades, bem como atende crianças e adolescentes de Escola Públicas e Privadas da região.
Nossos Objetivos:
O XV Congresso de Iniciação Científica e IV feira de Ciência e Tecnologia da Univás tem por objetivos:
• Valorizar o corpo docente e discente da instituição dedicado ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;
• Incentivar alunos de graduação visando à formação de novos pesquisadores e qualificando-os para os programas de pós-graduação;
• Fomentar a atividade de pesquisa na UNIVÁS;
• Integrar a comunidade científica e acadêmica;
• Promover a interação entre a UNIVÁS e instituições com interesse nas atividades de pesquisa desenvolvidas nesta universidade;
• Divulgar o desenvolvimento da pesquisa desenvolvida na instituição e aproximar a pesquisa universitária e a sociedade;
• Realizar serviços de Educação e cultura junto a sociedade;
O Congresso de Iniciação Cientifica e a Feira de Ciência de Tecnologia, de responsabilidade da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa é o maior evento científico da UNIVÁS, congregando alunos e professores das mais diferentes áreas do conhecimento e de várias instituições de ensino e pesquisa da região do Sul de Minas Geraisda região do Sul de Minas Gerais, atendendo aproximadamente 7 mil crianças e adolescentes de Escolas Públicas e Privadas da região bem como os acadêmicos da Univás.