Receba gratuitamente no seu email novidades sobre eventos científicos, chamadas de trabalho e outras informações da sua área!   Inscreva-se

Filtro

Sobre o evento

Submissões

Até 15 mai 2017

Tipo de evento

Encontro
Instituições Vinculadas: 
Área do conhecimento: 

O Encontro Nacional dos Estudantes de Letras (ENEL) é organizado anualmente, de forma a proporcionar um local e um momento de encontro e troca de experiências e conhecimentos para os estudantes de Letras de todo o país que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos acadêmicos, bem como produzir ou dar continuidade à suas produções acadêmicas em diversas linhas de pesquisa, nos campos da literatura, linguística, educação, tradução e interpretação em Português, Libras e línguas estrangeiras.

Com o tema "Amazônia, uma língua de ritmos - ​Interculturalidade, saberes e memórias" o ENEL terá sua XXXVIII edição sediada no estado do Pará do dia 23 à 29 de julho de 2017, na Universidade Federal do Pará nas dependências da Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto (Campus Guamá) localizada na capital Belém, também conhecida como:
"Cidade das Mangueiras"
"Metrópole da Amazônia"
"Capital das Especiarias"
"Cidade Morena"
"Flor do Grão-Pará"

Poucos cursos são tão vastos e múltiplos quanto o curso de Letras. É um verdadeiro oceano com infinitas possibilidades de estudo, linhas de pesquisa, línguas e áreas de atuação. Quem chega e olha de fora avista, inicialmente, apenas a ponta do iceberg e acredita que Letras se resume ao estudo de um ou mais idiomas com vistas a formar apenas professores ou tradutores, mas aquele que se permite olhar além da superfície encontra tanto que às vezes até se perde em tamanha imensidão.

Partindo de diversas discussões acerca do papel do ENEL como espaço de formação do profissional de Letras, problematização, construção e aperfeiçoamento do curso de Letras como um todo, valorização do papel social que o curso possui no mundo atual e de como foram abordados os diversos eixos do conhecimento em eventos anteriores, decidimos buscar um tema que abarcasse esse amplo oceano, sem deixar de contemplar as especificidades e expectativas de cada encontrista, para criar um encontro rico, profícuo e atraente para toda a comunidade acadêmica.

O evento oferece atividades culturais que visam integrar os acadêmicos de Letras presentes no Encontro, como mostras de cultura regional, atividades acadêmicas, políticas e culturais, mostras literárias, exposição fotográfica, sessões de filmes, saraus, apresentações teatrais e musicais etc.